Curiosidades

Os 10 livros que inspiram o nosso trabalho.

Esta é uma lista de 10 livros que inspiram o nosso trabalho do dia-a-dia e que estão presentes em todos os projetos que desenvolvemos ou participamos. Será sempre injusta para alguns livros e autores que deixamos de fora e que estão também sempre presentes nas nossas mentes, como forma de inspiração. Mas como tudo na vida há-que tomar opções, estas são as nossas escolhas, chamemos-lhe aqueles que consideramos de leitura obrigatória, por ordem cronológica de lançamento:
 

“Permission Marketing”, 1999
Seth Godin

Godin é dos gurus mais influentes e mais brilhantes no marketing online, oferece o seu melhor conselho para a publicidade neste livro. Afirma que as empresas não podem depender exclusivamente de formas tradicionais (técnicas de marketing de interrupção) como os anúncios de revistas, mailings, ou spots de rádio e televisão. O Marketing de Permissão permite às empresas desenvolver relacionamentos de longo prazo com os clientes e melhorar as hipóteses de fazer vendas. Para chamar a atenção de alguém, é preciso obter a sua permissão oferecendo-lhe algo em troca: uma amostra grátis, um grande desconto, um concurso ou mesmo apenas uma pesquisa de opinião.
 

"Positioning”, 2000
Al Ries e Jack Trout

Este livro descreve uma abordagem revolucionária para a criação de uma imagem na mente dos consumidores refletindo os pontos fortes e fracos de uma marca ou empresa. Ries e Trout apresentam histórias de casos e análises de alguns dos sucessos e fracassos mais extraordinários da história do marketing. Os seus autores ensinam como usar as técnicas que as principais agências de marketing ou publicidade usam para conseguir a maior quota de mercado possível e tornar uma empresa numa marca reconhecida, com um nome familiar para toda as pessoas.
 

“Blue Ocean Strategy”, 2005
W. Chan Kim e Renée Mauborgne

O livro “The Blue Ocean Strategy” continua a desafiar tudo o sabíamos sobre competir nos mercados cada vez mais inundados de concorrência. Com base num estudo de 150 casos de empresas que englobaram mais de 100 anos de atividade e 30 indústrias diferentes, os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne concluíram que o sucesso duradouro vem da criação de oceanos azuis: "novos espaços de mercado inexplorados”. As empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um novo e mais sustentado caminho para o crescimento.
 

“Made to Stick”, 2007
Chip Heath e Dan Heath

Chip e Dan Heath abordam neste livro o porquê de algumas ideias prosperarem enquanto outras morrem, e como melhorar as hipóteses de sobrevivência das mesmas. Eles revelam a anatomia das ideias que nos marcam e explicam formas de as tornar bem sucedidas, como a aplicação do "princípio da escala humana", usando a "Teoria Velcro da Memória," e criando "lacunas de curiosidade." Provocador, abre-nos os olhos, de um forma surpreendentemente engraçada, mostrando os princípios vitais de uma ideia vencedora. Um livro que transformou a forma de comunicar ideias.
 

“Free”, 2009
Chris Anderson

Hoje o “grátis” é uma ferramenta estratégica número um na Internet, já que é um dos melhores argumentos para angariação de leads e de clientes, dentro de um website, rede social ou órgão de comunicação social online. Não é por acaso que há uma quantidade enorme de ebooks e webminars gratuitos no canal digital. É uma das formas que as empresas encontraram para trabalhar o relacionamento a longo prazo. Este é praticamente um livro de economia, que revela como é que as empresas em ambientes digitais conseguem transformar serviços gratuitos em milhões ou bilhões de euros.
 

“Buyology”, 2010
Martin Lindstrom

Quanto sabemos sobre o porquê das nossas decisões de compra? O que realmente influencia essas opções no mundo de hoje? Em Buyology, Lindstrom, eleito como uma das pessoas mais influentes do mundo pela Time (2009), apresenta resultados do seu inovador estudo de neuromarketing (3 anos), no qual observou os cérebros de 2000 voluntários de todo o mundo e verificou como estes reagiam a vários anúncios, logótipos, marcas e produtos. Os resultados foram surpreendentes e destruíram muito do que tomamos como certo, sobre o que nos seduz, o que motiva o nosso interesse e nos leva a comprar.
 

“Marketing 3.0”, 2010
Philip Kotler

Este novo modelo de marketing trata as pessoas não como meros consumidores, mas como os seres complexos e multifacetados. Estes novos clientes estão a escolher produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo. Neste livro, Philip Kotler, o mais influente pensador da área de marketing de todos os tempos, mostra porque o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores de quem compra - os clientes.
 

“Enchantment”, 2012
Guy Kawasaki

Kawasaki converte hostilidade em civismo e civilidade em afinidade. Transforma céticos e cínicos em crentes e os indecisos em fieis. Isto pode acontecer durante uma compra numa loja, uma negociação empresarial ao mais alto nível, ou uma atualização no Facebook. E quando bem feito, é mais poderoso do que qualquer técnica de persuasão, influência, ou de marketing tradicionais. O autor argumenta que nas interações pessoais e de negócios, o objetivo não é apenas conseguir o que se quer, mas provocar uma mudança voluntária, duradoura e agradável nas outras pessoas. Só assim se pode mudar os corações, mentes e levar às ações.
 

“Contagious”, 2013
Jonah Berger

O que torna as coisas populares? Porque falam as pessoas sobre determinados produtos e ideias mais do que outros? Porque é que algumas histórias e rumores se tornam virais? Jonah Berger passou a última década responder a estas perguntas. Neste livro, revela o segredo por trás da ciência da publicidade “boca-a-boca” e da transmissão social. Combina uma pesquisa inovadora com histórias poderosas, explicando o porquê, e mostrando como aproveitar esses conceitos para criar conteúdo viral. Descreve um conjunto de técnicas e estratégias específicas para ajudar a criar conteúdos partilháveis e contagiantes.
 

“Epic Content Marketing”, 2013
Joe Pullizzi

Um dos principais especialistas do mundo sobre marketing de conteúdo, Joe Pulizzi, explica através da criação de conteúdo relevante como converter prospects em clientes, fazendo com que estes se queiram envolver com as marcas. Este livro explica como criar conteúdo que informa e entretém e que leve os clientes a agir - sem ser necessário dizer-lhes mais nada. Mais, afirma que conteúdo distribuído à pessoa certa, na hora certa, é como entrar diretamente nos corações e mentes desses clientes. Para atingir este ponto é necessário posicionar a empresa como um especialista na sua área de atuação.
 

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